08/06/2008

Federação Mundial da Juventude Democrática - FMJD - contra o tratado da União Européia

A Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) divulgou semana passada uma nota oficial contra o Tratado de Lisboa da União Européia. Assim como a Constituição Européia, o Tratado é um ataque à soberania nacional e aos trabalhadores europeus, e representa mais um avanço na militarização do continente. A nota declara, também, o apoio da entidade ao povo e à juventude irlandesa, já que no dia 12 de junho o país irá as urnas no referendo sobre o Tratado.
FMJD apóia a juventude e o povo irlandês contra o Tratado de Lisboa da União Européia
No dia 13 de dezembro, os chefes de Estado da UE aprovaram em Lisboa a nova versão da "Constituição Européia".
Em todos os países, à execeção da Irlanda, os governos tomaram a decisão de aprovar o documento em seus Parlamentos nacionais, temendo que mais uma vez o povo e a juventude rejeitassem como ocorreu na França e na Holanda, em seus respectivos referendos nacionais de 2005.
A Federação Mundial da Juventude Democrática rejeita firmemente tanto a estratégia dos governos para aprovar o documento, como o documento propriamente dito. Denunciamos os processos anti-democráticos em marcha em todos os países membros da UE e afirmamos que a causa é que o chamado "Tratado de Lisboa" irá prosseguir com a exploração, a probreza e a guerra contra a juventude e os povos.
A FMJD expressa o seu pleno apoio a todas as organizações progressistas que em seus países lutam contra o "Tratado de Lisboa", e convocamos todos os jovens da Irlanda a se unirem sob bandeiras anti-imperialistas, pela soberania nacional, pela solidariedade internacional e desenvolvimento social e dar um claro NÃO ao Tratado da União Européia no referendo a ser realizado no próximo mês na Irlanda.
Seja qual for o caminho escolhido ou acontecimentos ocorridos, a FMJD não deixará jamais de lutar contra o imperialismo e nem aceitará nunca os conteúdos e os processo anti-democráticos seguidos pela UE em relação a todo o processo do "Tratado de Lisboa"
CC da FMJD
Budapeste, 27 de Maio de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário