27/08/2010

IMPÉRIO DA DESPOLITIZAÇÃO

Roberto Boaventura da Silva Sá
Dr. em Jornalismo/USP.
É Prof. de Literatura da UFMT
rbventur26@yahoo.com.br
No dia 07 de maio, ainda na fase inicial da disputa para a presidência da República, a Folha de São Paulo (FSP) trouxe uma foto dos três primeiros candidatos colocados nas pesquisas eleitorais. Ali, Serra abraça Marina e Dilma. Claro: todos sorriem. Título da matéria: “Serra diz que vai querer PT e PV no governo se for eleito”.
Noutro momento (23/maio), o mesmo veículo estampou a seguinte manchete de capa: “Lula articula seu futuro na ONU ou no Banco Mundial”. Só faltou inserir o FMI, o que não causaria estranhamento a ninguém que esteja informação sobre a trajetória política de Lula e de tantos outros “companheiros” do novo partido da ordem.
Com apenas esses dois exemplos é possível dimensionar a perda política que tivemos nos últimos anos. Do primeiro destaque, a fala de Serra comprova que não há mais oposição ao sistema. Todos seguem as diretrizes de um estado neoliberal, ditadas por organismos internacionais, como o Banco Mundial e o FMI. A diferença é a composição de grupos que ocupam e/ou possam vir a ocupar cargos. Aliás, brigas internas são mais intensas e verdadeiras do que encenações vistas nos horários de propaganda gratuita entre partidos. Esse teatro desprovido de conteúdo pode criar ilusões aos menos avisados de que algum partido dos citados possa ser oposição. Detalhe: nem cor e nem gênero (masculino ou feminino) muda alguma coisa. No mundo inteiro, o capital tem recrutado novos agentes, sejam pretos, gays ou mulheres.
Seja como ou quem for, a “ordem” será mantida sob falso manto de um “progresso para todos”. Do real progresso, nos últimos anos, só a elite de sempre foi a que efetivamente se apossou. A voracidade de banqueiros e empresários foi ímpar na história do país. Para turvar olhos, lembrando Vidas Secas, de Graciliano Ramos, aos atuais fabianos brasileiros foram dadas migalhas por meio de humilhantes bolsas (Família, Escola etc.). Não houve real divisão alguma do bolo. Sob perfeita maquiagem, houve crime político e golpe econômico contra os miseráveis. Em recente pesquisa foi exposto: o Brasil é um dos países mais desiguais do planeta.
O fato é o que PT também está nos braços da elite. Basta ver quem tem financiado suas campanhas. Na FSP de anteontem, Breno Costa informa que as doações ao Diretório Nacional/PT já são “o dobro do arrecadado pelos seis partidos da coligação PSDB”. Até julho, empresas já haviam doado 43,7 milhões; ou seja, “mais de 1.500% superior ao mesmo período de 2006” , quando Lula foi reeleito. Isso é nadar de braçada na grana da elite. A retribuição desses gordos “mimos” é obrigação cartorial.
Sobre o futuro de Lula, fico estarrecido não com suas intenções pessoais, mas com o silêncio e/ou com a conivência política de tanta gente, destacando “intelectuais” que atuam nas universidades. Nem falo daqueles que já mamam nas tetas do governo. Nesses casos, a conivência e o silêncio têm explicação óbvia: foram cooptados. Trato dos que não se beneficiam disso. Parece que perderam a língua ou sofreram de amnésia. Esqueceram a história. E alguns lecionam História! Que irresponsabilidade! Que mundo repleto de falsa igualdade estamos legando às novas gerações! Quanta despolitização!
Vale dizer: há algum tempo, a manchete sobre o futuro de Lula poderia causar convulsão política, levando os mais exaltados ao cardiologista ou a óbito. “Imagine, nosso líder operário ser agente do Banco Mundial ou do FMI!” Calúnia da direita! Hoje tudo pode. Até parece bonito. Não é incrível? Alguém mudou. Pergunto: quem? O Banco Mundial e o FMI – execrados num passado – ou o próprio Lula e seus antigos e barbudos “companheiros”? Alguém responde ou as linguinhas continuarão mudas?

26/08/2010

Carta aberta das FARC à UNASUR

Secretariado do Estado-Maior Central das FARC
26.Ago.10
Enquanto o governo do narcotraficante de turno na presidência da Colômbia, Juan Manuel Santos fecha as portas ao diálogo, as FARC tentam abrir todas as portas ao diálogo. Em Carta Aberta enviada à União das Nações do Sul, UNASUR, as FARC-EP mostram-se dispostas a ir a uma Assembleia daquela organização expor a sua vontade de encontrar uma solução política negociada para uma paz com justiça social na Colômbia, logo que os presidentes dos países membros daquela organização o entenderem.
Carta aberta das FARC à UNASUR
Ainda que o governo da Colômbia mantenha fechada a porta do diálogo com a insurreição, acicatado pela miragem de uma vitória militar e pela ingerência de Washington, queremos reiterar à União das Nações do Sul, UNASUR, a nossa irredutível vontade de procurar uma saída política para o conflito.
É um facto que, desde há anos, o conflito transbordou os limites das fronteiras colombianas devido às estratégias «preventivas» impostas a Bogotá pelo governo dos EUA. Hoje, se a Colômbia está militarmente ocupada por uma potência estrangeira, isso deve-se ao desenvolvimento de um interesse geoestratégico, de predomínio continental e não por causa de uma guerra local contra-insurreccional. Ninguém discute que a Casa Branca vê com preocupação a presença política crescente neste hemisfério de governos que optam pelo decoro e a soberania.
No nosso país, o Plano Colômbia, a estratégia neoliberal, a violência institucional e para-institucional agravaram até níveis insuspeitados o conflito, tornando muito difícil superar esta etapa de confrontação fratricida sem a ajuda de países irmãos.
O drama humanitário da Colômbia clama pela mobilização e solidariedade continental. A obsessão oligárquica de submeter militarmente a guerrilha, velha de 46 anos, e a execução dos planos belicistas e repressivos de Washington custaram inumeráveis massacres, fossas comuns como a de Macarena que esconde mais de 2.000 cadáveres, a maior da América Latina, crimes de lesa humanidade eufemísticamente chamados de «falsos positivos», um deslocamento à força de cinco milhões de camponeses, desaparecimentos de cidadãos por razões políticas, detenções arbitrárias, 30 milhões de pobres num país de 44 milhões de habitantes…
Alguns aludem, frequentemente, à obsolência da luta armada revolucionária, mas nada dizem das condições e garantias para a luta política na Colômbia. Outros situam a ameaça na insurreição e não na estratégia neocolonial do governo dos Estados Unidos, parecendo ignorar que, com guerrilha ou sem ela, o império dará curso à sua agenda de predomínio. E há também os que têm a tendência para pressionar só uma das partes, quase sempre os insurrectos.
A paz com justiça social e não a guerra pela guerra foi o objectivo estratégico das FARC desde o seu aparecimento em 1964 em Maquetalia. Se as conversações de paz na Casa Verde, Caracas, Tlaxcala e el Caguán não chegaram a bom termo foi porque as oligarquias não quiseram considerar nenhuma mudança nas injustas estruturas políticas, económicas e sociais que motivaram o levantamento. Hoje enfrentamos, desfraldando inquestionáveis bandeiras políticas, a maior maquinaria bélica que qualquer guerrilha já enfrentou, mas lutamos sempre por uma solução política.
Senhores presidentes: quando o julgarem oportuno estamos dispostos a expor numa Assembleia da UNASUR a nossa visão sobre o conflito colombiano.
A paz da Colômbia é a paz do continente.
Recebam as nossas saudações
Atenciosamente,
Compatriotas
Secretariado do Estado-Maior Central das FARC-EP
Montanhas da Colômbia, Agosto de 2010
Ano do bicentenário do grito de independência.

25/08/2010

Wiki Leaks desmascara a guerra de Obama

Escrito por Luiz Eça*
23-Ago-2010

O Wiki Leaks, um site de denúncias de fatos escondidos pelos poderosos, estourou na mídia internacional com um vídeo intitulado "Assassinato Colateral", no qual soldados americanos matavam a tiros de metralhadora de um helicóptero mais de 12 civis numa rua do Iraque, sem qualquer indício razoável de que fossem insurgentes. O Pentágono reagiu indignado, tentando justificar a ação, mas não colou, a coisa pegou muito mal no mundo árabe.

Em 25 de julho, o Wiki Leaks voltou à carga. Desta vez foi ainda mais pesado. Noventa e dois mil documentos escritos por pessoal de campo e da inteligência militar americana - entre janeiro de 2004 e dezembro de 2009, sob o título "Diários da Guerra Afegã" - revelaram que o público americano estava sendo enganado pelos seus líderes civis e militares. Eram documentos qualificados como secretos, proibidos de serem publicados por razões ditas de "segurança nacional". Na verdade, para não chocar o povo com fatos graves, que provavam que estava sendo iludido com mentiras.

O governo, prontamente, ordenou investigações para descobrir a autoria do vazamento. Descobriu e prendeu o soldado Bradley Manning, que, corajosamente, descerrara a cortina que bloqueava a passagem da verdade.

Antes dele, em 1968, um analista militar, Daniel Ellsberg, fez algo parecido. Revelou à imprensa que o general Westmoreland solicitara secretamente mais 206.000 homens para a guerra do Vietnã, com base em falsas informações sobre as forças adversárias. A repercussão foi tão grande que o então presidente Johnson, inicialmente disposto a atender ao general, acabou negando-se. Posteriormente, Ellsberg copiou e publicou os chamados "Papéis do Pentágono", a história secreta de como o Pentágono iludira a opinião pública durante a Guerra do Vietnã, o que fortaleceu a luta para os EUA desistirem dela.

Agora, 40 anos depois, a história se repete. Os novos documentos detalham a ação dos "esquadrões de assassinos", agrupamentos irregulares do Exército, que atacavam talibãs e chefes da Al Qaeda, nas cidades especialmente. Infringiram grandes baixas ao inimigo, porém, ao custo da morte de civis, inclusive crianças, em número muito maior do que o transmitido pelos serviços de informações militares.

A respeito desse assunto, o fundador e editor do Wiki Leaks, Julian Assange, conta: "A maioria das mortes de civis aconteceu em situações em que uma, duas, dez ou vinte pessoas foram assassinadas... O modo de realmente entender esta guerra é vendo que um é assassinado atrás do outro, dia após dia, sem parar..." Essa matança de inocentes, que tinham o azar de estar no lugar errado no momento errado, acentua o crescente antagonismo em relação aos soldados do Ocidente.

Agora se entende porque nos primeiros 10 meses de comando do general McChrystal, quando emitiu normas para reduzir as vítimas civis, elas, pelo contrário, aumentaram. Tais normas deviam ser obedecidas pelos soldados do exército regular, não pelos "esquadrões da morte" que atuavam com liberdade e desembaraço total em suas missões mortíferas, cada vez mais numerosas.

Há, ainda, informes que relatam a cumplicidade entre os serviços de inteligência militar paquistanês e os talibãs. O general Hamid Gul, chefe desses serviços, teria estimulado líderes talibãs a concentrarem suas missões suicidas no Afeganistão em troca de fazer vistas grossas sobre as operações talibãs em território do Paquistão. As conexões entre as lideranças dos dois lados, estabelecidas durante a guerra civil contra o exército soviético, continuam intactas e atuantes. Fica claro que o Paquistão não quer perder esses seus antigos aliados, tendo em vista, inclusive, o infindável conflito com a Índia, sua rival histórica.

Da leitura do "Diário da Guerra do Afeganistão" verifica-se que os talibãs estão potencializando seu arsenal bélico (agora tem até mísseis terra-e-ar); que cada aumento das forças americanas causa o recrutamento de novos militantes pela insurgência. Ou seja: quanto mais forte fica o exército dos EUA, mais forte também a guerrilha talibã.

Os documentos revelam ainda a corrupção das autoridades e da polícia afegãs e a falta de ânimo dos soldados. Dificilmente serão elementos importantes para contribuir à sonhada vitória

Assim, graças ao Wiki Leaks, o público está conhecendo um retrato da guerra do Afeganistão bem diferente do retocado pelo presidente Obama e seus chefes militares. Em vez do otimismo que projeta retirada parcial de tropas já em 2011, a verdade é que um inimigo bem armado, apoiado por amplos setores da população, entrincheirado em terrenos montanhosos que lhes são familiares, tende a oferecer resistência praticamente impossível de vencer, a não ser com o emprego de tropas e armas num nível muitas vezes superior ao atual. E a um custo que os EUA, em termos de dinheiro e vidas, jamais poderia aceitar.

É impossível que os estrategistas da Casa Branca e do Pentágono não estejam a par disso tudo. Afinal foi sua própria gente que escreveu os documentos ora revelados. Fica então uma pergunta: se a guerra vai tão mal, as perspectivas são tão desalentadoras, então por que não se busca um acordo de paz?

O motivo alegado publicamente, garantir a segurança nacional evitando que o Afeganistão se torne uma base para a Al Qaeda promover ataques nos EUA e países aliados, é altamente discutível.

O próprio general James Jones, principal assessor de Obama na região, já afirmou que não há mais de 100 seguidores de Bin Laden atuando em terras afegãs. Episodicamente, na verdade, pois a maioria está entrincheirada no Paquistão em bem ocultos esconderijos nas montanhas. Hoje, a Al Qaeda está muito mais atuante nesse país, no Iraque e especialmente no Iêmen.

Por sua vez, os chefes talibãs estão focados em interesses locais, esqueceram as aventuras internacionais. Sabem, por experiência própria, que apoiar ou proteger a Al Qaeda pode lhes trazer graves problemas com os EUA. Um acordo de paz seria, possivelmente, bem-vindo.

Por que não tentá-lo? Porque as eleições legislativas estão muito próximas. Obama teme que uma eventual saída do Afeganistão possa ser usada pelos republicanos como prova da "fraqueza" dos governos democratas. E tirar votos dos seus candidatos numa eleição que pesquisas sombrias apontam como perigosas.

Já os generais teimosamente se aferram a uma guerra que pode estar perdida para os EUA, mas não para eles. Enquanto houver hostilidades, eles serão essenciais, pois políticos não comandam soldados, nem vencem batalhas, a não ser verbais.

Embora já tenha feito muito para incendiar os ânimos, o Wiki Leaks reserva novas bombas. Assange anuncia a breve publicação de mais 15.000 documentos da guerra, extremamente quentes. O governo americano faz de tudo para detê-lo. Combina ameaças com pressões sobre a Suécia, onde Assange vive, e a imprensa procura até criminalizá-lo perante a opinião pública, enquanto seus advogados ultimam a preparação de uma enxurrada de processos.

Pode até ser que tenha êxito, tornando letra morta um dos mais caros preceitos de sua Constituição, a garantia da liberdade de informar. Mas o Wiki Leaks já conseguiu muito: o povo americano agora sabe que, pelas mãos de George Bush, seu país atolou-se num pântano, onde Barack Obama o está afundando.

*Luiz Eça é jornalista.

24/08/2010

TV Cultura: Salve Geral em defesa do "Manos e Minas"

Uma audiência pública em favor do programa "Manos e Mianas", da TV Cultura, está marcada para a próxima terça-feira (24), e contará com shows e manifestações culturais. A decisão de retirar o programa, que vai ao ar aos sábados pela TV Cultura, da grade de programação da emissora foi anunciada no início de agosto pelo presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad.Músicos, MC's, Rappers, B-Boys, grafiteiros e organizações sociais de todo país estão mobilizadas contra a extinção do único espaço da cultura hip hop na televisão brasileira, o "Manos e Minas", da TV Cultura. Uma audiência pública está marcada para a próxima terça-feira (24), às 19 horas, com atividades previstas para ocorrer em frente à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Para a audiência pública estão programadas manifestações culturais em apoio ao programa, além dos shows com Max B.O, Emicida e Kamau. No local também serão recolhidas assinaturas para o abaixo-assinado em favor do “Manos e Minas”.
A decisão de retirar o programa, que ia ao ar aos sábados pela TV Cultura, da grade de programação da emissora foi anunciada no início de agosto pelo presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad.
O programa existia há cerca de três anos e apresentava, além da música hip hop, matérias direcionadas à juventude das periferias, com temas como gravidez na adolescência, violência nas escolas, crescimento do consumo do crack e autoestima da população negra. Ao todo, foram 93 programas e 93 apresentações de diferentes artistas.
Programa que representaPara o rapper Kamau a extinção do “Manos e Minas” representa não apenas o fim de um programa, mas o fim de um espaço importante dedicado à cultura da periferia. "Eu me sentia representado e [o fim do programa] é uma pena muito grande para a cultura hip hop e da periferia".
Kamau lembra que o programa foi uma conquista do movimento hip hop, frequentemente estigmatizado, e sua retirada significa a perda para uma grande parcela da população que não se vê em outros meios. "Onde vamos arrumar outro espaço como esse? Na tv aberta é muito difícil", pontua.
Da redação, com Brasil de Fato

23/08/2010

Jagunços e PM de Minas Gerais invadem assentamento e espancam trabalhadores na Fazenda São Domingos no Triangulo Mineiro

acesse o endereço abaixo para ver vídeos com depoimentos
http://www.youtube.com/view_play_list?p=47F0430235F6E63C

O dia 31 de julho de 2010 será marcado para sempre para as famílias de trabalhadores que conquistaram a Fazenda São Domingos no Triangulo Mineiro. Neste dia, por volta das 14 horas, um grupo de jagunços ligados ao sindicato dos trabalhadores rurais da região, dirigido pelo PT, tentou ocupar a fazenda e desconstituir a organização que vem mantendo aquele espaço para fins de reforma agrária. As famílias resistiram à investida dos jagunços, mas estes retornaram em seguida com um forte aparato policial.
Oito viaturas da PM de Minas Gerais, comandados pelo tenente Leoni, invadiram a fazenda disparando tiros. Casas de lideranças foram invadidas e trabalhadores foram duramente espancados e torturados, com pistolas apontadas para suas cabeças. Os companheiros Dim Cabral, Nem e Rubão foram as maiores vítimas das atrocidades que aconteceram em meio aos olhares desesperados de suas mulheres e filhos. Pessoas ligadas ao sindicato rural apareceram no meio da truculência para “identificar” as pessoas que haviam repelido a tentativa de invasão no início da tarde. Após invadir, espancar e torturar, a PM levou presos 14 lideranças: Dim Cabral, Nem, Rubão, Enério, Renato, Artur, Anoel, Joventino, Zé Roberto, Eduardo, Waldomiro, Divino Marinho e Sirley. As famílias que ficaram na fazendo receberam a solidariedade de outros acampamentos e grupos da região que apóiam a luta no campo, conseguindo assim evitar nova investida dos jagunços. O MTL agiu rápido e destacou assessoria jurídica para acompanhar o depoimento e permanência dos trabalhadores na delegacia, pois estes corriam risco de sofrer novas torturas e espancamentos. Todos os nossos companheiros foram liberados na manhã deste domingo, 1° de agosto. A indignação da comunidade que vive na Fazenda São Domingos é generalizada e o MTL soma-se a esta indignação. Este episódio é mais um capítulo de um processo de criminalização dos movimentos sociais no Brasil. O MTL deverá encampar a luta pela responsabilização criminal dos policiais envolvidos nesta atrocidae, sobretudo o comandante da operação, Tenente Leoni. O MTL também repudia veementemente o papel nefasto que cumpre o sindicato dos trabalhadores rurais da região, dirigido por políticos do PT, um antro de gangsters, articulado com as forças repressivas do Estado. São, ao mesmo tempo, covardes, pois não é a primeira vez que tentam, em momentos de suposta fragilidade dos ocupantes da fazenda, invadir aquele espaço. Foi assim quando injustamente a justiça tentava encarcerar João Batista, Dim Cabral e Marilda por sua luta pela posse da fazenda São Domingos. É assim agora, quando a principal liderança do MTL em Minas Gerais, João Batista Fonseca, está internado numa UTI, por conta de um atropelamento que sofreu a menos de um mês. O MTL co-responsabiliza também o INCRA pelo incidente, por sua morosidade na regularização plena da situação da fazenda São Domingos, cujos trabalhadores têm um projeto inovador de exploração coletiva da mesma. Solicitamos dos movimentos sociais, lideranças, parlamentares, ativistas, enfim, todos que lutam por justiça no campo, por reforma agrária, pelos direitos humanos, que se somem nesta corrente divulgando esta nota e repudiando esta postura do poder público, da PM de Minas Gerais e destes que dinamizam no movimento sindical e popular práticas truculentas, oportunistas e pelegas.
Coordenação Nacional do MTL-Movimento Terra Trabalho e Liberdade