19/11/2009

Mostra exibe vídeos sobre lutas populares

As lutas de movimentos sociais e organizações populares ganham destaque na 2ª Mostra Luta!, que acontece entre os dias 21 e 28 de novembro, em Campinas (SP), no Museu da Imagem e do Som (Rua Regente Feijó, 859 – Centro).
O objetivo da Mostra, organizada pelo Coletivo de Comunicadores Populares, é dar visibilidade a produções que enfocam a luta e a resistência dos trabalhadores no Brasil, temas que não costumam ter espaço nos tradicionais meios de comunicação.
O evento também se propõe a ampliar o debate sobre as lutas por transformação social e discutir a importância do audiovisual como instrumento de contra-informação ao monopólio midiático, além de ser um espaço de organização para os que militam pelo direito à expressão.
Para este ano, foram recebidos filmes de Norte a Sul do país, entre longas, médias e curtas-metragens, de ficção e documentário. Serão 40 vídeos exibidos, entre inscritos e convidados, e o lançamento da mostra será feito com o longa-metragem “Linha de montagem”, de Renato Tapajós, seguida de debate com o diretor. Todos os vídeos inscritos, independente da seleção para exibição na mostra, serão incorporados ao acervo do MIS e do Coletivo de Comunicadores Populares, para mostras itinerantes, exibições públicas ou projetos sem fins lucrativos.
Além das exibições, sempre seguidas de debates, a programação da mostra inclui uma exposição fotográfica, com imagens de lutas sociais do Brasil e de outros países da América do Sul, que terá início na abertura da mostra e fica até 15 de dezembro. Além dos vídeos e fotografias, acontecerão mesas de debate sobre comunicação com entidades e movimentos convidados, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), ENECOS (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social), ABRAÇO (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias), Flaskô, entre outros.
A 2ª Mostra Luta! tem entrada franca. A programação e outras informações podem ser acessadas na página da Mostra na internet, http://mostraluta.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário