10/12/2008

Denúncia - Mais um ato de violência policial

No dia 2 de Dezembro o porteiro Alex Alves Rodrigues de 28 anos foi abordado por Guardas Civis Municipais, ele tinha um "baseado" no bolso e por este motivo durante cerca de 20 minutos foi espancado- na frente de seus vizinhos e familiares - pelos 9 GCMs. Jogado no camburão Alex seguiu para o DP . Em levantamento feito por Luis Carlos Santos, presidente da comissão da ONG de Direitos Humanos de Cotia, Alex continuou a ser torturado dentro do DP e os presos lhe contaram que não conseguia ficar em pé. No dia 3 Alex foi levado ao Pronto Socorro de Cotia, vomitando sangue e com costelas quebradas mais lesões graves nos rins. Um pouco tempo depois veio a falecer. Sua mãe e irmão nos contaram que Alex estava tão machucado que nem os órgãos puderam ser doados. Alex não tinha passagem pela policia, tinha família, emprego e residência, mas isso....
A noticia ganhou momentânea repercussão. O bárbaro, cruel e covarde assassinato-uma rotina na escuridão dos direitos civis que são as periferias das grandes cidades - foi seguido por manifestações de desespero e desamparo dos familiares e amigos e pelo silêncio das autoridades. No dia 6 de Dezembro (sábado) os parentes e amigos de Alex fizeram uma pequena passeata de protesto até a GCM. Ao passarem pela câmara municipal, onde -por acaso- acontecia o Pré-Fórum Social Mundial de Cotia, foram abordados pela policia militar que tentou intimidar a mãe e irmão de Alex e "enquadrar" e deter os jovens que participavam do protesto. A PM alegava que a pequena manifestação -umas 30 pessoas com alguns cartazes de cartolina branca- atrapalhava o trânsito. Os organizadores do Fórum e a assessoria do Vereador Toninho Kalunga (PT) assumiram a responsabilidade pelo ato e acompanharam a manifestação até sua dispersão.
Hoje, dia 10 de Dezembro às 14horas, os parentes e amigos realizarão um ato de protesto no distante e esquecido bairro do Atalaia (Cotia) pedindo justiça e apuração dos fatos.
Não haverá notícias nos jornais, não haverá gente famosa, não haverá deputados, nenhuma autoridade... apenas a dor e a indignação daqueles que são historicamente relegados pelo crime de terem nascido pobres!!!

Kennedy Ferreira – Sindicato dos Sociólogos / Organização do Pré-FSM-Cotia

Nenhum comentário:

Postar um comentário