19/05/2008

PCB E UNIDADE CLASSISTA APÓIAM A ASS

-
A classe trabalhadora brasileira vive uma conjuntura difícil. Os patrões, visando aumentar cada vez mais seus lucros, mudaram a face da produção. Nas fábricas, introduziram novas tecnologias que diminuiu o número de operários e fez aumentar o desemprego. Ao mesmo tempo, para acumular mais capital, usam e abusam das terceirizações e do trabalho precário. A produtividade aumentou e, com ela, a intensidade do trabalho e as doenças ocupacionais como LER e stress.

Ao mesmo tempo, patrões e governo se aliam para atacar nossos direitos. Querem mexer na CLT, tirando dela as garantias que impedem os empresários de explorar os trabalhadores sem limites. Fazem contrareformas que privatizam empresas estatais e serviços públicos, como saúde e educação. Querem também mexer na Previdência para tornar ainda mais difícil a aposentadoria. Essas contra-reformas que atingem as funções sociais do Estado, são feitas para atender os interesses dos parasitas do sistema financeiro. Só em 2007, eles receberam R$ 160 bilhões do Estado como pagamento dos serviços da dívida. É o "bolsa-família" dos ricos.

Diante de toda essa conjuntura de ataques aos nossos direitos e conquistas sociais, aumentam os
desafios da classe trabalhadora. Temos não só de lutar por nenhum direito a menos, como também avançar em novas conquistas. É nesse contexto que acontece a Convenção do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região, para compor uma chapa classista e combativa.

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) e sua corrente sindical, a Unidade Classista, não
participam com chapas nessa Convenção. Porém, não nos furtamos a apoiar aquela que nos parece a mais capaz de fazer o enfrentamento contra os patrões e o governo. Por esse motivo apoiamos nesse processo convencional a chapa da ALTERNATIVA SINDICAL SOCIALISTA (ASS). Identificamos nos companheiros da ASS, força majoritária na direção do Sindicato dos Metalúrgicos, como os mais capazes, no atual contexto, de enfrentar os ataques dos patrões e do governo.

Os companheiros da ASS dirigem o Sindicato há várias gestões. A conquista de sucessivas vitórias eleitorais só é possível por seu compromisso na defesa dos interesses da categoria metalúrgica e por seu envolvimento nas lutas populares de nossa região. Por esses motivos, vemos nos companheiros da ASS os mais capazes de continuar na direção do Sindicato, organizando os metalúrgicos de Campinas e região e o conjunto da classe trabalhadora, para lutar e avançar em novas conquistas.

Enfim, apoiamos os companheiros da ASS por reconhecer, do mesmo modo que o PCB e a Unidade Classista, o compromisso que possuem na construção da Intersindical, como um novo instrumento de luta e organização dos trabalhadores.

Desse modo, prestamos nosso apoio militante aos companheiros da ASS nesse processo convencional. Conclamamos a militância do PCB e da Unidade Classista em toda a região de Campinas, a se somar no esforço de apoiar a chapa da ASS, no sentido de manter o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região no campo do sindicalismo classista, combativo, de construção da Intersindical e que luta pela superação do capitalismo rumo à construção do socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário