13/09/2008

Grupo de Estudos Caio Prado Jr.

O Grupo de Estudos Caio Prado Junior realizou, nesse sábado (13/09), uma palestra sobre o tema "Conceito de Hegemonia e Bloco Histórico". O palestrante foi o camarada Antônio Carlos Mazzeo, professor universitário e membro do comitê central do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
O camarada Mazzeo abordou diversos aspectos sobre ambos os conceitos, dentre os quais destacamos: (1) o bloco histórico não é uma aliança político-eleitoral; (2) a idéia de bloco histórico surge com a Internacional Comunista em 1925, que defendia a formação de um bloco de 4 classes para enfrentar o imperialismo e o capitalismo em um contexto de derrota da revolução européia, que seriam: o operariado, o proletariado urbano, o campesinato (incluindo os assalariados agrícolas), a pequena-burguesia e a intelectualidade progressista; (3) o bloco histórico pressupõe uma unidade programática e a capacidade de absorver a diversidade; (4) o bloco histórico é temporal, devendo responder aos desafios colocados pela exploração capitalista, no sentido da construção da sociedade socialista; (5) a conquista da hegemonia não ocorre apenas pelo consenso, mas pela coerção, o que implica que a hegemonia do proletariado sobre a sociedade será resultado do confronto; (6) a construção do bloco histórico exige da esquerda brasileira uma cultura de tolerância revolucionária entre as demais forças.
Um último aspecto destacado pelo camarada Mazzeo é de que para o PCB, o bloco histórico deve abranger a classe operária, o proletariado urbano, o subproletariado, os trabalhadores rurais em sua mais diversa configuração (assalariados e pequenos proprietários) e a intelectualidade progressista.
O PCB, bem como o Grupo de Estudos Caio Prado Junior, dará prosseguimento a essas palestras de formação político-ideológica. No dia 11 de outubro o tema será "Estado, capitalismo e democracia". Em breve nosso blog trará mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário