25/07/2008

NOTA OFICIAL DO MST

A direção nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) esclarece que não tem qualquer participação com as articulações do grupo de José Rainha Jr. na comunidade da Rocinha, como foi publicado no jornal O Globo, nesta quinta-feira (24/07).

1- O MST não participa do processo eleitoral nem apóia candidaturas a prefeito ou vereador. O papel do Movimento é fazer a luta social pela Reforma Agrária e preservamos a nossa autonomia em relação a partidos, governos e do Estado em mais de 24 anos na organização dos trabalhadores rurais.

2- José Rainha Jr. e os integrantes de seu grupo, como Niúria Antunes, não participam de nenhuma instância de coordenação nacional, estadual ou local do nosso Movimento. Reafirmamos que José Rainha Jr. não faz parte do MST. As articulações, pronunciamentos públicos e entrevistas na mídia dos envolvidos nesse episódio não são da responsabilidade do MST.

3- O Jornal O Globo não respeitou os critérios fundamentais do jornalismo e publicou uma manchete irresponsável na sua capa, desconsiderando a nota enviada pelo movimento, na qual esclarecemos que não temos qualquer envolvimento com essa articulação, que usa indevidamente o nome do MST.

4- O MST realiza uma Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária e já aconteceram protestos em 11 estados para denunciar que a Reforma Agrária está parada em todo o país. Reivindicamos o assentamento das 140 mil famílias acampadas, a valorização da agricultura familiar e um programa de agroindústrias para viabilizar a produção de alimentos nos assentamentos.

São Paulo, 24 de julho de 2008.
DIREÇÃO NACIONAL DO MST

Nenhum comentário:

Postar um comentário