24/06/2010

José Saramago: um militante das palavras, de densidade e ousadia

(Nota da Intersindical - Instrumento de luta e organização da classe trabalhadora)
Um dia ele escreveu: “....meu avô Jerónimo , nas suas últimas horas, se foi despedir das árvores que havia plantado, abrançando-as e chorando porque sabia que não voltaria vê-las . A lição é boa. Abraço-me pois às palavras que escrevi, desejo-lhes longa vida ....”
E elas terão. Dessa forma Saramago continuará entre nós com suas palavras densas, carregadas de ousadia, cada companheiro que se vai daqui deixa sua marca, deixa algo que nos alimenta para continuar a luta.
Mesmo distantes estivemos próximos por diversas vezes. Nos juntamos a ele e ele se juntou a nós, na defesa da causa Palestina, contra o genocídio provocado por Israel, no enfrentamento contra a hipocrisia da Igreja e das religiões que punem e castigam os corpos e o afeto e absolve os inquisidores de ontem e hoje. Estivemos juntos para dizer que Marx está vivo e atual em nossa realidade, por mais que os instrumentos ideológicos do Capital seus Estados nacionais e seu imperialismo tentem ocultar.
Não concordamos com absolutamente tudo que dizia Saramago como talvez ele a nos conhecer não estivesse de acordo com todas nossas posições e ações, mas há algo nele que se aproxima de nós: Deixemos a utopia de lado, a utopia é algo que não se toca, que está distante justamente para que dela ninguém se aproxime. Saramago como nós acreditava que é necessário fazer hoje, para que amanhã possa se avançar ainda mais até que um dia esse mundo seja outra coisa.
Para nós um mundo onde as mulheres e homens trabalhadores possam socializar o fruto de seu trabalho, possam sem medo viver com intensidade cada dia. Livres de culpa, opressão e exploração.
Uma sociedade socialista que ao se desenvolver chegará com unidade e coerência ao Comunismo.
NAS PALAVRAS EM MOVIMENTO SARAMAGO CONTINUARÁ PRESENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário