31/08/2009

Cortadores de cana entram em greve

Trabalhadores da Usina Santa Cândida paralisam suas atividades devido às constantes ameaças e péssimas condições de trabalho e enfrentam . A usina chamou a polícia e ameaçou os trabalhadores para voltarem a suas atividades
(29 de agosto de 2009 )
Cerca de 500 trabalhadores do corte da cana da Usina Santa Cândida, em Bocaina na região central do estado de São Paulo, paralisaram suas atividades.
Os trabalhadores protestam contra os baixos salários e denunciam que a empresa não cumpre sequer com o acordo coletivo, contra as péssimas condições de trabalho e utilização constante de assédio moral.
A empresa chega ao ponto de recusar atestado médico quando os trabalhadores estão doentes, e trata os canavieiros ”como escravos ou animais", como protestou um cortador de cana citado pela Fearesp.
Se não bastasse todo este ataque, o sindicato rural local informou que a usina acionou a polícia para intimidar os trabalhadores em greve.
Esta situação mostra a degeneração do sistema capitalista, onde há retirada de todos os direitos dos trabalhadores, assédio moral, intimidação, e a volta a situações de escravidão. A crise impulsiona essa situação de aumento da exploração dos trabalhadores, pois as condições econômicas se encontram em estado terminal.
A luta dos trabalhadores do campo, que cresce a cada dia contra essa situação é um sinal de ascenso dos trabalhadores contra a miséria e exploração que lhe é imposta pela burguesia com total apoio da burocracia sindical.
Por José Roberto Silva (Militante e dirigente do PCB-São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário